sexta-feira, 3 de junho de 2011

Usar ou não usar plástico na Tattoo??

  Atualizado em 2022        
    FaceBook : @novoatattoo  Instagram: @novoatattoo

          Bom, aí está uma daquelas questões que cada um vai falar uma coisa, dependendo do que leu, do que observou na prática, ou do que outros tatuadores lhe ensinaram. No meu caso não é diferente, Com a minha prática, trocando ideias com outros tatuadores, lendo e aprendendo, cheguei ao procedimento que aconselho aos meus clientes:
(Não sou dono da verdade, isso é o que eu recomendo e escrevo aqui para que meus clientes possam me cobrar informações, aos que fizeram tatuagens com outros tatuadores perguntem a eles suas dúvidas)

             Logo após a tatuagem é importante usar plástico? Sim! De 40 min à 1 horas, pelo fato deste evitar o contato do ar com a pele tatuada, fazendo com que as secreções mantenham-se em estado líquido por mais tempo, evitando assim a coagulação da secreção sobre o corte que está fechando. Passado esse primeiro momento devesse retirar o plástico e lavar o local de forma adequada e com cuidado como conversamos.
            Após esse período NÃO aconselho o uso novamente de plástico. Após lavar a tatuagem com o estancamento completo das secreções o plástico deixa de ser necessário, não devendo ser mais colocado na tatuagem.
            Talvez ai seja o ponto mais polêmico, pois existem diversos tatuadores que recomendam o uso continuo por 2, 3, 5 ou até mais dias de plástico. Não creio que os argumentos para essa prática generalizada sejam válidos, mesmo trocando de tanto em tanto. Eu até recomendo em alguns casos muito específicos, mas não é de uso geral que faço essa recomendação. Ocorrem mais problemas que benefícios em deixar a pele sem respirar adequadamente causando desconforto e irritação.
            O procedimento que aconselho é de não usar mais o plástico após o primeiro momento, a não ser em casos muito restritos que necessitamos retardar a cicatrização, para os clientes em geral que não recomendei cuidados especiais, não devemos usar plástico nem para trabalhar, nem para dormir, nem para sair na rua, para nada, simplesmente não use mais o plástico! Qualquer dúvida me chamem no whats: 51 991578011.
            Somente deixar a tatuagem sem nada e limpa por 48h e depois, somente depois de 48h, comece a usar a pomada quando ressecada e se ressecada, deixando a tatuagem selar por 48h sem pomada ela não vai "grudar" e nem "melecar" nada. Evitar outro tecido além de algodão sobre a mesma e após às 48h utilize uma pomada dermo restauradora de sua preferencia quando e se ressecada para hidratar a sua tatuagem. Não coçar e nem causar atrito.
         

            Fazendo a sua parte a nossa tatuagem somente ganha com isso! 
          

Instagram : @novoatattoo
FaceBook: @novoatattoo

152 comentários:

  1. Há um dia retoquei os traços da minha, e sempre tive essa dúvida :) Mas nessa vez, sozinha mesmo, eu usei o plástico apenas após a sessão e usando apenas pomada, afinal, nas outras sessões usei por mais dias, e percebi que a cicatrização foi de fato muito demorada. Enfim, adorei a dica! Abraços :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gratidão pela dica!!! vou seguir o procedimento apesar de ter usado no primeiro dia! obrigado

      Excluir
  2. Eu costumo usar o plástico nos 3 primeiros dias, mas não com uso continuo, como trabalho de calça procuro fazer o uso do plástico no período que estou trabalhando, e quando eu não tenho a obrigação de ficar com calça ETC...
    Mantenho a mesma limpa porem sempre hidratada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma prática bastante defendida, a pouco deletei um comentário que defendia o uso de plástico, deletei pelo fato de ser anônima e não por discordar de mim, eu defendo o não uso, mas enfim, tu é a melhor pessoa para acompanhar a cicatrização da tua tattoo, o importante é que ela fique bem, boa sorte.

      Excluir
    2. Cara minha tattoo tem 6 dias, mas daqui a 4 dias eu preciso ir trabalhar e o uniforme e do mesmo pano que as camisas da marca "Pólo" tem problema eu usar ? Fiz minha tattoo no braço e pega o ombro também, e a camisa é justa ...

      Excluir
    3. Vai tranquilo , tua tattoo deve estar cicatrizada em 10 dias, se não houver infecção ou algum machucado deve estar tudo ok para tu usar teu uniforme normalmente.

      Excluir
    4. Gostei muito pela dica

      Excluir
  3. Eu tiro o plasitco duas horas depois que fiz a tattoo e sempre uso a pomada e lavo bem o local. Fiz a mesma tattoo que meus amigos, e eu e um amigo não usamos plastico.. nossa tattoo cicatrizou bem mais rapido enquanto a deles ainda estava um pouco vermelha. Acredito que o plastico seja apenas para proteger nas primeiras horas. E particularmente, usar o plastico, exige muito mais disciplina do tatuado,pois o plastico deve ser trocado de duas em duas horas. Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz, de nada , eu que agradeço: Obrigado por compartilhar tua experiência

      Excluir
  4. Olá, por ser uma postagem de informação pública e que pode influenciar a decisão de terceiros, não vou admitir comentários anônimos defendendo ou condenando o uso de plástico aqui, abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Acho que usar plastico por muito tempo atrapalha na cicatrização, pois a pele precisa respirar e o plastico deixa abafado e umido, pode acontecer de ter fungos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, sobre os fungos acredito ser um pouco de exagero, andei lendo sobre isso, nada que vi me fez acreditar no "perigo" de fungos, mas enfim é mais alguma coisa contra na lista, obrigado, abraço.

      Excluir
  6. Ola eu fiz uma tatto ontem e assim q cheguei em casa esperei passa duas hora e tirei o plastico e lavei e passei a pomada e botei o plastico denovo e fui durmi assim q eu acordei hoje de amanha o plastico e meu braco tava tudo preto de tinta tipo novamente lavei o braco e passei a pomada e dai ja nao botei o plastico mais to fazendo coisa certa ou errado ? e mais uma duvida posso toma banho normamente e passa a pomada sem e sair na rua sem usa o plastico ?
    Por favor me tira essa duvida
    Mt obrigado pera atencao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poh Angelo, desculpa a demora na resposta, realmente eu passo um tempo sem conseguir entrar no blog para responder a dúvidas tão imediatas, tomará que tenha ficado tudo bem com a tattoo e na dúvida sempre faz o que teu tatuador mandou, afinal a responsabilidade em retocar depois e zelar pelo trabalho é dele, até para que tu possa cobrar dele. Enfim, eu postei aqui no blog os cuidados que eu acredito serem os melhores e o que transmito para meu clientes, abraço.

      Excluir
  7. Muito bom o texto, meu tatuador também não recomendou o plástico, muito mais confortável!

    ResponderExcluir
  8. Olá, fiz a minha primeira tatto agora, estou na quarta sessão. Nas primeiras sessões usei o plástico somente por uma ou duas horas e não tive problemas. Na terceira sessão começaram alguns problemas... em determinado local, devido a coloração, houve um tipo de ferimento pois ficou mais fundo o local, hoje, cerca de 20 dias depois, nao cicatrizou ainda. Segundo o tatuador isso ocorreu devido a eu nao ter usado o bendito plástico. Pois bem, nessa quarta sessão, resolvi utilizar por mais tempo, já é o terceiro dia hoje e estou usando o plastico de forma continua somente tirando por algumas horas a noite pra pele respirar. Estou sentido queimações e ardencias no local, fora que sangrou um pouco no ultimo banho pois a pele por ficar úmida está bem fragilizada. Mesmo com todos os cuidados, percebi outras areas como a que nao cicatrizou e, desta vez, bem maiores... Estou aguardando o prazo estipulado pelo tatuador, 4 dias, dai tiro o plastico, mas desde ja digo que é muito incomodo e toda vez q tiro pra fazer a higienização (3x ao dia) percebo o aumento da sensibilidade no local... nada legal essa sensação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Carlos, o que eu posso te dizer tchê, acho um absurdo o que teu tatuador tá fazendo tu passar, mas ele é o teu "profissional" escolhido, segue as recomendações dele para que tu possa cobra-lo depois, só não deixa de cobrar, certo? Ele tem a responsabilidade de garantir o trabalho. Mas sinceramente eu buscaria outro no teu lugar, não acredito nessa prática. Abraço

      Excluir
    2. Então, to fazendo da maneira que ele me pede, dai posso cobrar depois. Nao é um trampo barato então, prefiro seguir as recomendações pois assim não haverá desculpas quanto ao que eu cobrar depois. No entanto, sinceramente, esse plastico é mto incomodo e desacelera a cicatrização.

      Excluir
  9. ola fiz duas tatu ,tem uns 10 dias meu tatuador falou que eu tenho que ficar com o plastico durante 15 dias , consegui fica no maximo 5 dias só tirando para limpa e para tomar banho . ele falou que se e tirar o plastico antes dos 15 dias minhas tatu não vai ficar pretinha mais eu nã consegui ficar ,estou apenas usando a pomada será que tem algum problema ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. no meu caso estou no 5º dia de tattoo e descubri hj q o plastico e recomendado ate os 4 primeiros dias , mas depende da tua tattoo e da cicatrizaçao dela

      Excluir
    2. Oi Eliza, tomará que tenha ficado tudo bem com a tua tattoo, eu não costumo responder de imediato perguntas feitas aqui no blog, sendo assim desculpe o atraso na resposta. Sobre o uso de plástico por 15 dias eu não vejo outra explicação além de uma forma má intencionada do tatuador em questão não se responsabilizar pela eventual má cicatrização do seu trabalho atribuindo qualquer defeito ao cliente que não usou o plástico por 15 dias, um completo absurdo ao meu ver, tendo em vista que ninguém vai usar um plástico no braço por esse tempo. Mesmo tirando para limpar a pele sem respirar por tanto tempo vai ocasionar diversos incômodos.

      Excluir
  10. Vou fazer uma tattoo na costela, um nome... quanto tempo eu deveria usar o plastico? a cada retirada tenho que por uma nova camada de plastico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gutto, as recomendações que faço para uma melhor cicatrização estão na postagem acima também, leia o texto e boas tattoos.

      Excluir
  11. Esse negocio de plastico tambem nao deu certo comigo, depois de meia hora tava tudo borrado e molhado de tinta e coçando. depois de 5 dias as cascas ja tinha saido tudo, beleza.

    ResponderExcluir
  12. Olá,eu fiz duas tatuagens e na epoca tive que usar o tao plastico,agora estou partindo pra terceira e meu tatuador disse a mesma coisa que nao precisa usar continuamente
    as outras duas deu tudo certo mas usei por dois dias com trocas de 4 em 4 horas
    essa agora nao vou usar continuamente,apenas apos a tatuagem ficar pronta
    dai eu venho falar qual foi o resultado,apesar d que acredito que nao terá grande diferença.
    Obrigada- Ana Carulina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pohh muito obrigado Ana em repartir tua experiência com o blog, abraço e boas tattoos

      Excluir
  13. Fiz minha tatuagem há dois dias, porém ja sai do estudio sem nenhum plastico. Meu tatuador me aconselhou a passar vaselina em pasta de tres a quatro vezes por dia. To preocupada porque todos me questionaram sobre eu nao estar usando plastico, o que me preocupou um pouco. Queria saber se estou correndo algum risco ou esse também é um procedimento aceitável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu acredito que o plástico deveria ter sido usado no fim da tatuagem por mais uma ou duas horas, fora isso não precisa usar mesmo. É só ler o texto acima que eu escrevi para explicar por que acredito nisso. As pessoas estão te questionando por ser costume de muitos andar vários dias plastificados, mas os plastificados não saberão, em sua maioria, também dizer pq estão andando assim. Enfim tem tatuadores que indicam o plástico e outros não, eu sou da turma do não. E quanto a tu estar correndo algum risco, existem outros fatores na maneira que tu está cuidando que podem, ao meu ver, aumentar o risco da tattoo ficar com falhas, como a vaselina que eu não indico por acreditar que ela não ajuda a cicatrização, enfim não sou o dono da verdade e faz da maneira que teu tatuador te recomendou, afinal tu escolheu tatuar com ele, eu escrevi em outro post do blog os cuidados para cicatrizar a tatuagem da maneira que penso ser a mais eficaz, dá uma procurada e derrepente pode te ser útil, abraço.

      Excluir
  14. baah mano, quero fazer minha tattoo no bíceps , mas trabalho todo dia de camisa de algodão ou de malha , iai mano ? devo usar o plástico ao menos quando estiver trabalhando ? ou deixo em contato com o tecido mesmo apenas com a pomada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente use algodão diretamente na tattoo com pomada suficiente, depois dos primeiros dias, e antes somente mantenha ela seca, sem pomada diretamente em contato com o tecido, não deve ocorrer manchas, entretanto caso fique com receio use camisas de cor escura =)

      Excluir
  15. Se tratando do caso, na hora de dormir é recomendado usar um plastico pvc ou uma faixa para proteger a tatuagem? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, mantenha ela seca, eu não recomendo nem mesmo usar pomada para dormir, o corpo já tende a suar o suficiente durante a noite.

      Excluir
  16. posso lavar a tatuagem com oque? qual sabão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabão normal, bactericida até mesmo de coco, o importante é usar, abraço

      Excluir
  17. Sobre o meu tatuador, ele disse pra eu usar uns dias quando o perguntei sobre a tattoo se nao ia ficar grossa, em alto relevo, que não queria. Acho que nem perguntei sobre se ajudaria a ficar mais preta.

    ResponderExcluir
  18. Gostei do texto e pois é, estou com esta indecisão, quando estou no sol, devo abaixar uma perna da minha calça p tampar a tatuagem que encontra-se sem o plástico ou eu posso deixá-la exposta ao sol, contanto que tenha protetor solar? Afinal, posso misturar (passar por cima) o protetor solar com a pomada cicatrizante?
    Obrigado e achei bastante objetivo o seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shandiney, não pegue sol na tatuagem em cicatrização, cubra com tecido de algodão, não misture filtro solar com pomada, o filtro não é feito para isso. E depois da cicatrização nunca exponha a tattoo ao sol sem usar filtro solar. Boas tattoos

      Excluir
  19. Oi boa tarde, fiz uma tatoo há 8 dias, quanto ao plastico usei nas 2 primeiras horas, após chegar em casa lavei com sabonete bactericida e passei bepantol, no caso coloquei o plastico p dormir por medo de manchar e grudar no lençol, depois disso nao usei mais o plástico lavo duas vezes por dia e passo novamente o bepantol, coloco roupas leves , de algodao estou fazendo a coisa certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, minhas recomendações são um pouco diferentes, se quiser é só buscar entre os posts que tem ai as recomendações, mas me parece legal o que tu tem feito, boa tattoo.

      Excluir
  20. Oi fiz uma tatto na parte de tras da cabeça, acima do pescoço, só que apenas a parte de baixo do meu cabelo é raspada a parte de cima é bem comprida, logo se solta cobre a tatto, só faz 2 dias que fiz, gostaria de saber se é melhor bota o plástico para andar com cabelo solto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cabelo não influencia em nada, pode soltar de boa e eu não recomendaria o plástico se tivesse tatuado, mas faça o que teu tatuador disse.

      Excluir
  21. e ai fmz? fechei o braço e hoje comecei a pintar. toda preta a tatoo, deixei uma hra c o plastico, tirei e lavei, fiquei uma hrs sem com a pomada apenas, depois coloquei de novo p ir pra facul, quado cheguei em casa ela estava toda suada e saindo umas crostas de sangue com tinta, sera q quando suou saiu tinta e vai ficar mais clara?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siga as orientações do teu tatuador como digo no post Max, o que aconteceu na tua tattoo pode sim prejudicar as cores, mas o que tá feito tá feito, dá próxima vez siga os cuidados recomendados.

      Excluir
  22. É recomendável usar o plastico para evitar contato com tecidos? E por quanto tempo devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, sou contra o uso de plástico. O contato com o decido não é problema, e sim qual o tecido, evitar tecidos grossos, pesados, abrasivos, que a pele não respire ou felpudos. Algodão é o mais recomendado!

      Excluir
  23. E ai brother? Fiz uma tatoo a 4 anos atrás na perna, uma MAORI bem grande, até hoje ela esta com a cor bem viva, ninguém acredita que ela tem 4 anos... usei o plastico durante 3 dias, somente para trabalhar, pois trabalho de calça, higienizava umas 3 vezes ao dias, abusava da pomada receitada pelo meu tatuador e sempre lavava com água fria. No mais ate hoje uso protetor solar e creme hidratante, acredito que isso também esteja contribuindo para deixa-la sempre com aspecto de nova. Estarei fechando a a perna semana que vem... Espero ter ajudado...
    Abraços

    ResponderExcluir
  24. boa tarde parceiro, gostaria da tua opinao pra saber se ha algum tecido que cause algum tipo de irritaçao na tatuagem, isso ocorreu comigo dai fiquei na duvida e como vc estar mais por dentro do assunto ficarei grato com sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem, sim, tecidos que dificultem a transpiração da pele, assim como tecidos grossos ou tecidos muito duros que causem atrito, o ideal é algodão. De nada eu que agradeço a procura e boas tattoos

      Excluir
  25. fiz minha tattoo a 2 dias e hj botei o plastico mas não botei a pomada cicatrizante e quando retirei a o plastico minha tatuagem estava enrugada e um pouco deformada oq devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao meu ver tu já fez tudo errado, faça o que teu tatuador recomendou, Se ele recomendou isso, e tua tattoo ficou com má cicatrização, ao meu ver, ele tem a obrigação de arrumar.

      Excluir
  26. oi bom dia!
    Fiz minha 1 tattoo esta segunda e ele mandou q usa-se o plastico por 3 dias, logo apos esse período usar bepantol, só que li sobre a mesma e muitos falaram e ela atrasa a cicatrização o que você acha?Podes me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou contra a pomada (Bepantol) ou outra qualquer a base de Depantenol, sou contra o uso do plástico, e sendo assim, ao meu ver tu já começou errado usando plástico por três dias, mas faça o que seu tatuador mandou, afinal ele que está garantindo que o trabalho vai ficar bom.

      Excluir
  27. Isso é uma velha duvida que todo mundo tem e eu era uma delas, acabei de fazer uma tatu 3d usei o plástico ontem e hoje mas depois de ver o seu artigo ñ vou mais usar o plástico só a pomada. Valeu mesmo parceiro agora é só cicatrizar e arrochar outra tatu......

    ResponderExcluir
  28. Valeu, eu tava com essa duvida pois acabei de fazer a imha primeira tattoo, e o meu tattoador disse que era pra usar o plastico por varios dias, ai desconfiei po que lembrei das aulas de ciência na escola. E nt~so isso me ajudou bastante !!!

    ResponderExcluir
  29. Boa Tarde,

    Li o teu texto e todos os comentários/respostas, mas ainda assim fiquei com uma dúvida. Pois bem, fiz a tatuagem dia 02/03, usei o plástico até o fim deste dia, dias 03 e 04 (hoje). Depois de ler teu post, decidi que a partir de amanhã já não vou mais usar o plástico (o tatuador disse pra usar 7 dias). Conforme sua indicação devo agora usar apenas a pomada, 2x/dia. Mas e quanto à higienização do local? Faço antes das aplicações ou só no banho mesmo?

    Obrigada!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já achei um post teu dia 20 de junho explicando passo a passo os cuidados = sempre lavar bem antes!!!

      Obrigada.

      Excluir
  30. Vou fazer minha primeira tatuagem semana que vem...Após eu tirar o plastico filme é recomendado não passar nada então? E depois, o que eu passo? que pomada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas recomendações são as seguintes:

      1. Remova a bandagem plástica após 1 hora , no máximo 2 horas.

      2. Lave o local com água morna e sabão neutro, massageando suavemente;

      3. Durante os dois primeiros dias NÃO APLIQUE NADA, mantenha a tattoo limpa lavando diversas vezes ao dia e sem plástico.

      4. A partir do terceiro dia aplique uma pomada a base de Dexpantenol 03 vezes ao dia, sempre lavando antes, durante uma semana (Não coloque mais plástico);

      4.1 A pomada a base de Dexpantenol não tem contra indicações. Marcas mais conhecidas: Bepantol, Cicatenol, Bepantriz e Neopantol.

      5. Durante o período de cicatrização não coce, nem remova a casca;

      6. Não tome banho de imersão (piscina, mar, banheira, tonel, tina, hidro, etc.);

      7. Não tome sol direto na sua tatuagem, pois os pigmentos são fotos sensíveis (sensíveis à luz ultravioleta), por isso quando expor sua tatuagem ao sol aplique uma camada de BLOQUEADOR solar de, no mínimo, fator 30, para que sua tattoo mantenha as cores vivas e não seja necessário nunca retocá-la;

      Excluir
  31. Fiz uma tato há 10 dias e usei o plástico só por 2 horas após sair do estúdio. Lavo sempre com sabão neutro e passo pomada sempre e minha tato não criou nem casca está perfeita. Mesmo após a cicatrização dela ainda uso pomada e está parecendo que fiz hoje, com a tintura bem bonita. Posso continuar usando a pomada como estou fazendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tchê, poder pode, a pomada a base de dexpantenol é de uso infantil, e não tem contra indicações, para fins de cicatrização ela já não tem mais efeitos, após 10 dias tua tatuagem já deve estar cicatrizada, ou estou enganado? Podes usar a pomada para hidratação da pele sim, assim como podes usar um hidratante. Nisso eu acho o hidratante mais barato e com uma grande variedade de tipos para peles diferentes. Dá uma pesquisada , boas tattoos

      Excluir
  32. Fiz uma tatoo recentemente e usei o plástico apenas nas primeiras horas. Na mesma noite, usei um adesivo cicatrizador e a retirada foi dolorosa e tirou muito pigmento de minha pele. À partir de então, não estou utilizando mais plástico. Estou no terceiro dia da tatoo, preciso usar pomada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minhas recomendações são as seguintes:

      1. Remova a bandagem plástica após 1 hora , no máximo 2 horas.

      2. Lave o local com água morna e sabão neutro, massageando suavemente;

      3. Durante os dois primeiros dias NÃO APLIQUE NADA, mantenha a tattoo limpa lavando diversas vezes ao dia e sem plástico.

      4. A partir do terceiro dia aplique uma pomada a base de Dexpantenol 03 vezes ao dia, sempre lavando antes, durante uma semana (Não coloque mais plástico);

      4.1 A pomada a base de Dexpantenol não tem contra indicações. Marcas mais conhecidas: Bepantol, Cicatenol, Bepantriz e Neopantol.

      5. Durante o período de cicatrização não coce, nem remova a casca;

      6. Não tome banho de imersão (piscina, mar, banheira, tonel, tina, hidro, etc.);

      7. Não tome sol direto na sua tatuagem, pois os pigmentos são fotos sensíveis (sensíveis à luz ultravioleta), por isso quando expor sua tatuagem ao sol aplique uma camada de BLOQUEADOR solar de, no mínimo, fator 30, para que sua tattoo mantenha as cores vivas e não seja necessário nunca retocá-la;

      Excluir
  33. Fiz a tatuagem na costela. hoje é o segundo dia e naos ei se ainda devo usar o plastico pra nao ter contato com a roupa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo problema da tatuagem entrar em contato com a roupa, desde que seja algodão a roupa não vai causar mal algum a tatuagem. Mas como sempre digo pergunte isso ao seu tatuador e faça o que ele mandar, afinal é ele quem deve garantir a qualidade da tua tattoo. O que digo aqui é o que aconselho aos meus clientes. Até

      Excluir
  34. Esse mundo da tatuagem é fogo mesmo ein, haha, ontem mesmo estava pesquisando sobre qual pomada passar e vi umas 10 recomendações diferentes. Hoje foi a mesma coisa com o plástico
    Ainda não fiz a tatoo, vamos ver o que o tatuador lá vai falar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a pomada, o impostante é o principio ativo, podem existir até mais que 10 marcas, mas o importante é que seja a base de dexpantenol, ou D-pantenol, outro tipo de pomada é irresponsabilidade do tatuador indicar, até porque somente um médico pode indicar medicamentos, já a dexpantenol é sem contra-indicação e de uso de pediátrico, logo não é necessário ser um médico para falar sobre.

      Excluir
  35. Era uma questão que eu tinha em duvida , vlw ! :)

    ResponderExcluir
  36. Ontem fiz uma tatoo e HOJE Ela Estava soltando um pouco de tinta e,uma coisa parecendo caspa gostaria de saber se é. Normal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha tchê, sei lá, hauahuahau não consegui visualizar a situação, mas se tu estás em dúvida procura o teu tatuador, até. boas tattoos

      Excluir
  37. Boa noite. Entao, fiz a tatuagem ontem e queria saber se tem alguma opçao d como proteger a tatuagem das bacterias do ar qnd eu sair na rua ou se devo sair sem plastico, ou curativo nem nd nesses primeiros dias. Obg desde ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vania, como afirmo na postagem, sou contra o uso de plástico e acredito que a melhor forma de proteger tua tattoo nos primeiros dias é não fazer nada, isso mesmo, nada. Dá uma lida no poste a acredito que tuas dúvidas serão sanadas, até

      Excluir
    2. Deu super certo e a tattoo esta perfeita! Agradeço a ajuda

      Excluir
    3. Valeuu, fico muito satisfeito em saber disso, boas tattoos

      Excluir
  38. Olá. Sou de São Paulo, e cara...... gostei do seu post. Preciso agradecer. Essas dúvidas sobre usar ou não o plástico e quase existencial!!
    Agora fiquei com mais uma e gostaria da tua opinião. Você sugeriu que usemos apenas tecidos de algodão sobre a tattoo nos primeiros dias, e eu concordo. Porém uso camisa social todos os dias e nem todas elas são de algodão. Acha que o uso do sintético sobre ela ainda é menos "nocivo" do que o papel-filme? Outro ponto que atrapalha na decisão é o fato da pomada grudar na camisa (no meu caso a tattoo é no ante-braço todo).

    Valeu e parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Rafael, acredito que nenhum tecido é mais nocivo que plástico velho, e quanto a estar grudando é pq tu estas passando pomada demais, eu recomendo o uso mínimo de pomada , apenas para a "casquinha" não craquelar , saca? Não rachar, enfim, o uso dá pomada vai variar com cada tipo de pele, nas mais secas mais pomada e nas mais oleosas menos, entretanto para casos onde a pele é muito bem hidratada nem é preciso pomada, indiferente das vezes o que acredito ser o certo é que a tattoo deve ficar seca =), beleza? Mais alguma dúvida?

      Excluir
  39. Estou com uma dúvida, fiz uma no ombro, e o tatuador não colocou o plástico nem nada, estranhei e perguntei se não precisava ele disse que não, só lavar ela e passar pomada. E estou apreensiva agora e com medo por não ter usado e nem estar usando o plástico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredito que cause algum problema. Eu sou contra o uso do plástico também, e somente uso-o como forma de precaução assim que termino a tattoo, precaução contra a coagulação do sangue sobre o corte, após uma hora o plástico não tem mais função ao meu ver. Faz o que teu tatuador disse, caso de algum problema procure-o e o responsabilize disso, é o dever dele e teu direito, até

      Excluir
  40. Fiz minha tatoo há dois dias e como faço para protegê-la do sol no trajeto para o meu serviço, ela foi feita no pé e não quero usar plástico pois concordo plenamente com você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camiseta de algodão, manga longa no caso de antebraço, por exemplo, eu tatuei no ante braço, quase no pulso essa semana, fiz uma munhequeira com um lenço fino de algodão e era isso. =) Em outras partes do corpo adapte a ideia, calça de moletom e coisas assim. tecidos leves e que a pele respire, de preferência algodão. Boa tarde.

      Excluir
    2. Amigo, e se no caso for na mão?? aguardo sua resposta.

      Excluir
    3. Oi Lusca, Não vejo diferença entre a mão ou outro local, mantenha ela em segurança , longe de produtos químicos, sol, água salgada, mantenha ela hidratada , mas não melecada, hidratada não é sinônimo de molhada. E por fim, caso necessite mesmo proteger ela de algo use um lenço.

      Excluir
  41. Usei por 4 horas e não vou usar mais seja o que Deus quiser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus não tem nada haver com isso, cuida da tua tattoo , protege ela de batidas, produtos químicos, sol e água salgada que ela vai ficar bem.

      Excluir
  42. Fiz minha primeira tattoo a alguns dias, e esse pequeno texto me tirou uma dúvida enorme, brigadão mesmo!

    ResponderExcluir
  43. Boa noite! Acabei de fazer 4 tattoos, e o meu tatuador também não recomendou usar o papel filme, e utilizar apenas o creme Vasenol, creme hidratante mesmo. Vou fazer o que ele recomendou, mas gostaria de saber a sua opinião, esse creme teria o mesmo efeito de uma pomada cicatrizante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara eu curto usar esse creme, uso nas minhas tatuagens, não costumo recomendar porque tem gente que tem mais problema de alergia a ele do que as pomadas a base de Dexpantenol, por ser de uso pediátrico são mais delicadas digamos assim, mas eu uso em mi, acho que o Vasenol cumpre um bom papel e não fica nada melecado, pode usar de boa =)

      Excluir
  44. fiz minha tatuagem ontem e meu tatuador disse que nao precisva colocar o palstico , ele disse que ela tinha que ficar sem o plastico que eu apenas tinha que usar a pomada , hoje assim que acordei percebi que ela soltou um pouquinho de pus , o que eu devo fazer pra ela nao sair mais , ? e como faco pra ela cicatrizar mais ligeiro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara se for pus mesmo se trata de uma infecção, isso é existe uma contaminação no corte, que pode ocorrer por diversos motivos de cuidados com a higiene da tua tattoo, muitos tatuadores não falam mas se deve cuidar até mesmo com o uso da toalha ao sair do banho, muitas pessoas usam a mesma toalha que secam as regiões intimas do corpo para secar a tatuagem e isso já pode gerar uma contaminação, usar plástico não afeta , não faz diferença nesse momento, até faz, ajuda a proliferação de bactérias, o que iria piorar a situação. O que vai acontecer agora e teu sistema imunológico reagir a infecção e provavelmente curar numa boa, provável que fique algumas falhas, se a coisa complicar procure um médico antes de usar qualquer remédio. NÃO SE USA NADA PARA A CICATRIZAÇÃO SER MAIS RÁPIDA, MANTENHA LIMPO E DEIXE O CORPO FAZER O SEU TRABALHO.

      Excluir
  45. Olá , fiz uma Tattoo ontem com um nome no meu peito , tirei o plástico depois de 2 horas e pra sair eu posso usa lo ? Pois no meu trabalho deve ter germes, bom minha pergunta é se eu uso o plástico pra sair pois não sei se a roupa pode irritar como é no peito tenho medo dela ficar feia com a roupa e o sutiã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou contra o uso de plástico em qualquer situação, não bote nada, germes vão proliferar muito mais em um ambiente abafado e úmido como dentro do plástico, não bote nada, deixe ela seca e sem nada que cause atrito sobre ela, no caso, ou não use suteá, ou bote um tomará que caia, enfim, use a criatividade. boa noite

      Excluir
  46. Preciso que você me tira uma dúvida por favor, fiz uma Tatto tem 6 dias uma palavra "OHANA" mais notei que desde o dia que eu fiz, ela esta meia que borrada, como se fosse sombreada, como uma tinta saindo das letras, mais por dentro da pele, não mancha lençol nem nada, gostaria de saber se isso é normal, e se após a cicatrização esse efeito tipo manchado irá sair ?
    Agradeço desde já, Vittória! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vittória, pelo que entendi da tua descrição tua tattoo está borrada, e isso não deve sair não, é problema de aplicação, o tatuador extrapolou os limites e manchou a tattoo, ela vai ficar assim, sinto muito.

      Excluir
  47. oi cara, é o seguinte .. fiz a tattoo ontem dia 30/11 posso pegar mar na virada do ano?
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, pula ou pega uma onda por mim, um jacaré já tá valendo, bom fim de ano.

      Excluir
  48. Posso usar a pomada trok-n na cicatrização ela e anti inflamatória e antimicotica....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodeduda Silva, não existe a necessidade do uso de tal medicamento, talvez o efeito ainda seja o contrário, no caso uma pomada anti-inflamatória tem a função de "expulsar o pus" o corte permanece aberto e limpo, sendo assim a tinta acaba sendo perdida e uma quantidade maior do que em um corte que fica fechado, limpo e seco.

      Excluir
  49. Acabei de fazer 2 tatoos e estava na maior dúvida, o tatuador falou o mesmo que vc, mas sabe como é, td mundo termina procurando mais informação, vc confirmou o que eu já achava, uma vez meu filho caiu e fez uma ferida enorme, muito feia e a dermatologistas foi categórica, só cobrir se for sair e expor a poeira da rua, fora isso deve ficar aberta, limpa e com medicamento, acredito que cabe TB a tatuagem! Muito obrigado, vc confirmou e tirou minha dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço o comentário, feliz 2016 e boas tattoos!

      Excluir
  50. Ola eu fiz uma tattoo no braco e eu coloquei esse plastico só que dormi com ele e quando acordei a tinta tava toda borrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Borrada ela não fica, pode parecer, mas ao lavar ela vai estar ali normal, só perdeste pigmento, o que não é bom, mas o plástico não borra a tattoo.

      Excluir
  51. O que vc me recomenda eu não usa mais o plastico ou continua usando pq o plastico me incomoda e tbm vi que sai a tinta me ajuda ae

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo , desculpa não ter visto tua mensagem antes, as mensagens do blog eu não respondo todo dia, juntando com orçamentos e dúvidas via email, whats e Face é muito material, desculpa mesmo, mas enfim, torará que tua tattoo tenha ficado bem, se tu leste o texto dessa postagem a tua resposta estava no post.Eu sou contra o uso de plástico, isso é, não use. abraço

      Excluir
  52. Olá! Fiz minha tatuagem ontem na perna. Trabalho de calça social ou jeans lycra. Desta forma, questiono se devo manter o uso do filme, ou deixar a tatuagem com pomada em contato com a calça? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calça social pode ser de algodão, no caso eu recomendo que use a calça diretamente em contato com a tatuagem, sem o uso de plástico.

      Excluir
  53. Oi , fiz minha primeira tatuagem ontem quando eu saí de lá ele n me disse quantas horas era pra tirar o plástico acho que esqueceu e eu fiquei com esse plástico mais de 5 horas , quando tirei lavei passei a pomada tudo certinho . Queria saber se isso pode ter prejudicado alguma coisa na minha tatuagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5 horas eu acredito ser bastante tempo, a pele fica muito tempo sem respirar, não é bom, mas não é nada que prejudique tua tatuagem, vai ficar tudo bem.

      Excluir
  54. olá, ja cicatrizou minha tatoo .. posso parar de usar o BEPANTRIZ e usar um creme normal sobre ela? qual creme me indica e antes de dormir tb passaria um pouco? ex. de manha lavo ela com sabonete neutro e passo o creme .. chego do serviço 19h lavo denovo e passo o creme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No teu caso pode passar um hidratante normal agora e quando tu achar legal, para cicatrização em si creme nenhum agora faz mais diferença, se está cicatrizada teu único cuidado para todo sempre é com o sol, evite ao máximo e sempre proteja a tatuagem.

      Excluir
  55. Eu devo usar o plástico quando eu for sair na rua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, depois de retirada a bandagem não use mais plástico para nada.

      Excluir
  56. Fiz uma tatuagem a dois dias atrás, e o tatuador mandou eu deixar o plástico por 4 dias, n podendo molhar a tatuagem somente limpar com um papel. Quero tirar o plástico mas estou com receio..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. complicado tchê, eu sempre digo para vocês fazerem o que o tatuador de vocês mandou, afinal ele é quem deve dar garantia do trabalho dele, nesse post eu dou minha opinião sobre o assunto, mas somente me responsabilizo por tatuagens que eu mesmo fiz =) Boa sorte

      Excluir
  57. Bom dia Fechei minhas costas com um mago e Talls sai do estúdio com o plástico e em casa tirei mas fiz todo o tutorial pra Cuidar dela na primeira noite dormi de bruços sem o plástico na segunda dormi com o plástico e Agora ta coçando de mais e to no Trampo alguma dica..?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Luis, sobre a coceira não tem muito o que fazer tchê, não pode coçar e ponto. Para dar uma leve aliviada eu costumo dar uns tapas, mas precisa ser tapa seco, hehehe não arraste a mão ou cause atrito, ajuda, abraço e boa sorte

      Excluir
  58. Eu vi no post que não é necessário o uso do plástico, mas também não pode atritar.. Para quem vai à escola de manhã, e tem de colocar uma camiseta, o plástico é recomendado, para que tal atrito seja evitado? E caso sim, por quantos dias devo repetir o processo? Considerando que fiz minha tatuagem a 4 dias atrás. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. camiseta de algodão não causa um atrito que possa prejudicar a tatuagem , pode usar camiseta sem plástico algum embaixo numa boa.

      Excluir
  59. Bom fiz uma já tem 3 dias, fiquei com o plástico em torno somente de uns 30 minutos enquanto chegava em casa,assim q chegasse em casa meu tatuador indicou tirar e fazer a limpeza adequada,esta tudo ok e meu tatuador só me indicou usar um sabão antibactericida e um óleo minera,nada de pomadas!Minha tattoo só inchou um pouco ao fazer mas quando cheguei em casa a pele ficou normalizada e olha que foi na barriga ñ sangrou e já esta dando vontade de coçar mas só por enquanto!

    ResponderExcluir
  60. Olá tudo bem? Essa foi minha quarta tattoo. Fiz no antebraço e usei o plástico nas primeiras horas. Também sou contra o uso mas veja esse caso: sofri alguns artigos na tattoo e ela acabou ficando inchada e aparentemente inflamada. O tatuador disse que foi pela batida que eu dei, pra continuar com o nebacetim e por o plástico. O que acontece é que tá um frio e lascar e se eu fico sem o plástico é pior porque ela entra em contato com as blusas. A inflamação não apresentou melhora. Estou em dúvida sobre como proceder nesse caso. Me ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi desculpe a demora na resposta, em primeiro lugar usar Nebacetim na tatuagem não faz sentido, uma pomada a base de neomicina, ante inflamatória, sendo assim um medicamento, não poderia ser indicada por um tatuador, e a função dela é ajudar o corpo a eliminar a inflamação, a pomada matem o corte aberto, expulsando o corpo estranho do corpo, no caso da tatuagem a tinta não deixa de ser um corpo estranho e é acaba por sair também. Em segundo lugar não existe problema da tatuagem entrar em contato com algodão, então basta usar uma básica de manga comprida de algodão por baixo dos blusões e pode ficar sem plástico numa boa. se ela "melecar" a básica é pq tu estás usando muita pomada, e ou a pomada inadequada. Uma tatuagem cicatrizando bem ela tem a aparência de seca, não ressecada, mas ela fica sequinha e não "meleca" nada.
      mantenha ela seca, livre de sujeiras, lave normalmente com água e sabonete neutro, passe uma leve camada de pomada para assadura de bebê, que não tem contra indicações, e espere ela ficar legal, mesmo inflamada ela vai cicatrizar, e depois terás que corrigir as falhas que ficarem. caso ela não melhore ou tu tenhas febre, procure um médico, para ele indicar um ante-inflamatório e ou algum tratamento adequado para o problema mais grave.

      Excluir
  61. Irmão, muito obrigado pelas dicas! vc é fera, só uma dica, troca o fundo ou poem uma letra com contorno, pq em algumas partes ta osso de ler, de resto ta toop parabens meu irmão tudo de bom! valeu pelas dicas

    ResponderExcluir
  62. Obbba.. Obrigada Amigo Pelas Dicas... AMEIII acabei de Fazer a Minha e tava com muitas Dividas concerteza me ajudou muito... Valew mesmo...

    ResponderExcluir
  63. Obbba.. Obrigada Amigo Pelas Dicas... AMEIII acabei de Fazer a Minha e tava com muitas Dividas concerteza me ajudou muito... Valew mesmo...

    ResponderExcluir
  64. Olá! Fiz minha tattoo há 3 dias. vc acha desnecessário o uso do plástico mesmo nos casos (como é o meu) em que nos primeiros dias sai secreção e pode grudar na roupa de cama durante a noite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não use plástico, mantenha ela limpa e seca que não haverá secreção. peço que faça o teste, depois de 40 min do termino da tatuagem retire o plástico e não volte a usar, nas primeiras 24 h não use nada além de água e sabão neutro, mantenha seca, não use a mesma toalha que seca o corpo para secara a tatuagem, após 24h use uma pomada dermo restauradora de sua preferencia e depois escreva o resultado aqui =) Boa tarde.

      Excluir
  65. bom dia!
    vou fazer minha tatuagem ( pequena frase na costela ) dia 13/10 e vou em um festival de musica nos dias 14 e 15/10.
    Gostaria de saber a respeito da cicatrização quanto ao suor e atividade física de dançar e se mesmo tampada com roupa eu tenho que evitar o sol.
    muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, no segundo e terceiro dia sua tatuagem estará sensível ao toque e suscetível a contaminação. Se deixar de ir no evento ou mudar a data da tatuagem não for opção eu te recomendo que mantenha ela limpa, arejada e protegida do sol e de poeira. Não deixe ela a mostra, evite contato com alças e roupas que possam causar aperto e ou atrito. Um exemplo é usar uma bata, ou blusa larga sem alça de sutiã, biquíni ou top causando atrito nela, por sem na costela vai ser mais fácil, não use plástico. O suor e atividade física não vão causar problema. Isso é o que diria a uma cliente meu, mas faça o que teu tatuador mandar. Boa sorte.

      Excluir
  66. Ola,eu fiz minha tatuagem ontem e na minh empresa é obrigatorio o uso de calça, o que devo fazer ? Uso plastico enquanto estou d calça, nao uso nada? Tenho medo de acabar estragando a tatuagem, obg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não use Plástico, mantenha a tatuagem seca e hidratada, entenda que hidratada é diferente de melecada.

      Excluir
  67. Vlw pela dica 👏eu tava usando uns 5 dias já obg

    ResponderExcluir
  68. Vlw pela dica 👏eu tava usando uns 5 dias já obg

    ResponderExcluir
  69. Eu tinha essa dúvida por ter uma tatto nas costas e ficar meio difícil de por o plástico.. mas acho que às vezes o uso do plástico seja para proteger algumas roupas, rs mas vi que não tem problema, deixarei sem

    ResponderExcluir
  70. Obrigado pela dica, fazia 5 dias seguidos que estava usando o plastico, e cresceu umas 3 bolinhas em cada canto da tattu que esta saindo uns líquidos, "não é pus" agora que vi sua dica vou fazer seu procedimento obrigado.

    ResponderExcluir
  71. Fiz uma tattoo hoje, e o tatuador recomendou que eu usasse o plástico durante os primeiros 3 dias, e eu tenho uma gatinha em casa e ela costuma dormir na mesma cama nos meus pés e ele disse que era mais um motivo para tampar a tatuagem, mas eu ouvi dizer que não é bom tampar, pq a pele tem que respirar e pode causar alguns problemas, e agora o que eu faço? Uso igual o tatuador disse ou eu tiro o plástico?

    ResponderExcluir
  72. A minha primeira tattoo teve uma cicatrização esquisita. Depois ficou normal. O tatuador disse p usar o plástico por uma semana e depois, caso eu fosse fazer exercícios, isolar tbm. Só que vivia expelindo a tinta e eu estava com medo de ficar desbotada. E depois que caiu as cascas, cicatrizou mas ficou toda rachada. O tatuador mandou massagear fubá na tattoo. Não fiz isso. Hidratei bastante e usei protetor. Depois de quase dois meses é que ficou lidinha. Agora vou fazer a segunda e eu sempre achei estranho ter que isolar. Morro de medo de dar fungos. Então pelo que entendi, devo usar o plástico de duas a três horas. Dai lavo e não uso mais nada por dois dias. Apenas higienizo. Depois daí posso usar pomada até cicatrizar, três vezes por dia. Roupas leves OK? E gostaria de saber quantos dias para começar a fazer exercícios e se posso comer o que como de costume. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendeu bem. Mas quanto aos dois dias sem nada depende da região que você vive, agora aqui no sul está bem quente então estou pedindo apenas 24h sem passar nada, depois pomada tu deve usar em média 3 vezes, caso sua pele seja muito seca pode usar mais. Sobre exercícios tu pode faze-los normalmente evitando somente os que causem extensão e contração direta no local tatuado e sem causar atrito, e nada aquático também.

      Excluir
  73. Bom.. eu fiz minha tatto e ja estou no quarto dia ja com ela.. e eu usei o plastico nesse período pq trabalho na serra onde tem muita poeira.. vcs acha que agi certo? Sera que devo continuar usando no servico por conta da poeira?

    ResponderExcluir
  74. Olá. Muito bom seu post. E muito útil por anos né ahha! Fiz minha segunda tattoo sabado,e a profissional tbm não indicou de usar o plastico por mais tempo. Logo após terminar colocou, e somente dormir com ele no primeiro dia,pq fiz ja era perto da noite. Aí tirar e depois de 2 dias passar a pomada. Imagino tbm que como se fosse um bandaid q vc coloca no corte logo após feito, pra estancar sangue e tals, e tira depois, pq se deixar abafando dificulta mto a cicatrização. E no caso de exercicios fisicos acho que fazer nos primeiros dias é ruim pq pode suar e aí, eu ja sou mto preocupada com isso ne.. Ai não faço nao.. Kkk 👍

    ResponderExcluir
  75. Adorei a dica. Concordo plenamente em NÃO usar o plastico, pois é obvio que dificulta a cicatrização e o local fica sem respiração. Fiz uma tatuagem ontem, o tatuador recomendou usar por 3 dias, mas sinceramente vim pesquisar...e vou seguir seu sensato conselho. Grata!!!!!

    ResponderExcluir
  76. Olá vou contar um pouco da minha tatoo, um Leão bem grande no braço, fiz minha tatoo e em nenhum momento usei o plástico filme, não passei nada no local no primeiro dia. No segundo dia lavei ela com sabão de glicerina, fiz espuma nas mãos e passei no local.coloquei gelo sobre ela por uns 2 minutos, sequei com papel toalha dando leve batidinhas, passei uma camada bem fininha de Bepantol, 3 dia tatoo bem sequinha sem vermelhidão e sem inchaço,lavei novamente 2 vezes no dia e uma pequena camada de Bepantol. E tá aqui tudo beleza cicatrizando perfeitamente, sem dor e sem inchaço ou vermelhidão. Obs: As outras coloquei filme plástico e passei pomada, no primeiro dia, e demorou muito mais pra cicatrizar.Tenho 7 tatoo com essa.

    ResponderExcluir