sábado, 6 de julho de 2013

Qual a melhor época para fazer uma tatuagem?

Dúvidas chamar no whatsapp (51) 991578011

Instagram : @novoatattoo
FaceBook: @novoatattoo

      Muito se diz que o inverno é a melhor época para tatuar, será? Também se diz que tatuar no verão é ruim, entretanto existem muitos estúdios do segmento nas praias, será que eles vivem dos desavisados? A resposta para está pergunta é relativa, dependendo das atividades, o comportamento e a rotina de cada individuo durante o período após o procedimento da tatuagem, a cicatrização propriamente dita. 

      Nessa postagem dedico a escrever sobre as vantagens e desvantagens de tatuar nas diferentes estações do ano.

       Verão: É consenso que o sol é um inimigo da tatuagem, queimando a pele, tirando o brilho e mudando a tonalidade dos pigmentos, sendo assim o pensamento mais óbvio é que no verão não devemos tatuar. O principal nesta afirmação é que realmente o sol vai prejudicar sua tatuagem sem a proteção adequada. E durante a cicatrização não se pode usar protetor solar sobre a pele tatuada, sendo assim os que pensam em exercer alguma atividade ao sol devem procurar se tatuar em épocas com pouco sol. Para aqueles que tatuarão no verão resta o recurso de cobrir a área pigmentada com roupas e (ou) curativos ou ainda não sair ao sol.

       Que fique claro que não importa a época do ano que se faça a tattoo ela SEMPRE deve ser protegida do sol, durante a cicatrização sem expor e depois utilizando protetor solar de maior fator possível.  
       A tatuagem então no verão é inoportuna para aqueles que pretendem usar o tempo em atividades ao sol, assim como para os que pretendem exercer atividades aquáticas, tanto em água doce, quanto em salgada. Água doce não devendo permanecer por muito tempo nem em imersão e água salgada não devendo nem mesmo "dar um mergulho", pois o sal é extremamente prejudicial a fixação da tinta na pele.
       
                        A vantagem do verão é a desvantagem do inverno e vice versa!

       Inverno: No sul temos temperaturas extremas, tanto no inverno quanto no verão e em cada uma delas existem cuidados especiais para a cicatrização perfeita da tatuagem. No extremo calor fica claro a necessidade de proteção do sol, e no extremo frio? 

       No frio necessitamos de um grande volume de roupas para manter o calor corporal o que provoca uma menor ventilação da pele e maior atrito de tecidos pesados com o local tatuado. 
       É normal o acumulo de resíduos derivados do processo cicatrizatório que devem ser preservados e sairão naturalmente a medida que a pele regenera. O atrito do mesmo na roupa causará a perda inadequada das cascas que revestem e protegem a tinta dentro da pele ocasionando má cicatrização.
      Então usar muita roupa sobre a tattoo prejudica a cicatrização e não podemos usar plástico para amenizar isso, pois o plástico deixa a pele "sem respirar" o que ocasiona outros males tão ruins quanto.
      Outro fator é a água gelada, a tatuagem deve ser lavada regularmente durante os dias de cicatrização antes de aplicar a pomada, a água gelada nas torneiras e o excesso de roupa inibe o tatuado de  fazer isso corretamente, deixando essa tarefa para apenas uma vez ao dia no chuveiro quente. (Claro que podemos repetir a utilização do chuveiro varias vezes, mas fazer isso no trabalho, faculdade, fora de casa?).
      
       Então cada individuo deve antecipar o que fará nos dias que se seguem a tatuagem e assim decidir em qual época fica melhor para tatuar, se no inverno for se expor a muito frio ou no verão for se expor a muito calor, isso é algo de importância e responsabilidade de cada tatuado, zelar pelo seu corpo e pelo nosso trabalho, boa tattoo!

Novoa Tattoo

       
        
  

2 comentários: